Liquidmetal: ligas injectáveis

imageEspecialista em tecnologia de injeção de plásticos, a ENGEL (Schwertberg, Austria) desenvolveu a adaptação dessa tecnologia às ligas de zircónio desenvolvidas pela Liquidmetal Technologies (Rancho Santa Margarita, Califórnia, EUA). O material tem estrutura amorfa e permite fabricar componentes com características combinadas de dureza e elasticidade.

A dureza atinge 53 HRC sem tratamento térmico e a elasticidade vai até aos 1,8% (comparativamente aos 0,2% do aço e aos 1% do titânio). Os materiais Liquidmetal são ligas leves, resistem à corrosão, a tensões elevadas e são biocompatíveis, características que abrem possibilidades em diversas áreas de aplicação: instrumentos cirúrgicos, componentes de eletrónica, automóvel, aeronáutica, artigos de desporto, artigos decorativos, etc.. Para mais informação sobre a tecnologia Liquidmetal, clicar AQUI.

image

O processo de injeção de metais é mais eficiente que os processos de maquinação CNC e de injeção metálica (MIM, metal injection molding) e permite obter componentes de precisão e ou com geometrias complexas numa só etapa e com elevada reprodutibilidade.

%d bloggers like this: