Redes industriais: PROFIBUS mantém liderança

A PROFIBUS é a rede industrial mais usada a nível global, mas tem mais concorrência. A PROFINET e a EtherNet/IP competem pelo primeiro lugar no ramo da Ethernet industrial e não parece que estejamos próximos de uma consolidação de redes. Estas são algumas das conclusões da análise do mercado das redes industriais, levada a cabo pela HMS Industrial Networks, especialista em dispositivos de comunicação industrial.

image

As redes fieldbus e Ethernet industrial estão em crescimento, mas a Ethernet regista um crescimento mais rápido. Analisando a instalação de novos nós em fábricas de automação a nível global, as redes fieldbus continuam a ser o tipo mais utilizado, com 66% do mercado. As redes fieldbus continuam a crescer cerca de 7% por ano. As principais razões para o crescimento das redes fieldbus são a simplicidade, tradição e a fiabilidade. A rede fieldbus dominante é a PROFIBUS (18% do total do mercado mundial incluindo a Ethernet industrial) seguida pela Modbus (7%), DeviceNet (6%) e CC-Link (6%).

As redes Ethernet industriais representam 34% do mercado e estão a crescer mais rápido que as redes fieldbus (17% por ano), mas a HMS prevê que ainda vai demorar algum tempo até que a Ethernet industrial ultrapasse a rede fieldbus. As principais razões para o crescimento da Ethernet são o desempenho mais elevado e a integração com a rede de escritório. A PROFINET e a EtherNet/IP são as duas maiores redes de Ethernet, cada uma com 8% do mercado das redes industriais. As seguintes são a EtherCAT, Modbus-TCP e POWERLINK.

Variações regionais

Na Europa e no Oriente Médio (EMEA), a PROFIBUS é a rede dominante, enquanto a PROFINET regista a taxa de crescimento mais rápido. As seguintes são a Modbus e EtherCAT.

O mercado dos EUA é dominado pelas redes CIP onde a EtherNet/IP está a ultrapassar a DeviceNet em termos de participação no mercado. As seguintes são a PROFIBUS e EtherCAT. Além disso, a PROFINET está a conquistar mercado e a Modbus continua popular.

Na Ásia, nenhuma rede se destaca como líder de mercado, mas a PROFIBUS, DeviceNet e Modbus são muito usadas. A CC-Link é a rede dominante no Japão e a EtherCAT também tem conquistado adesão significativa.

%d bloggers like this: