Robô com reacção baseada em cálculo

imageO robô de ping-pong desenvolvido pela Omron é mais uma demonstração do potencial da robótica fora das tarefas repetitivas. O jogo do ping-pongfoi o pretexto escolhido para desenvolver um robô capaz de se adaptar às variáveis incertasdo seu “ambiente de trabalho” e à intervenção humana, que pode ser inesperada. Para jogar ping-pong com um adversário humano, este robô de tipo delta, equipado com cinco motores, usa a informação de vários sensores para calcular a trajectória e velocidade da bola com base no movimento físico do adversário e na posição da bola. É também capaz de “decidir” a velocidade de reenvio da bola e o ponto para onde é dirigida.

O robô de ping-pong esteve em foco na exposição tecnológica CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies) realizada no Japão em Outubro de 2014 e recebeu o grande prémio de inovação atribuído por um júri de jornalistas. Os principais critérios para a atribuição deste prémio são o carácter inovador e a potencial influência no mercado.
A Omron continua a investigar o potencial da robótica para tarefas distintas em ambientes mutantes, uma área que envolve necessariamente a combinação de tecnologias de visão, sensores, mecânica e processadores de dados.

%d bloggers like this: