FlexMT para aumentar a eficiência e o rendimento das máquinas-ferramentas

imageA ABB está a apresentar em Chicago uma nova solução chave-na-mão para equipar máquinas-ferramentas com robôs orientados por visão artificial. O sistema FlexMT é uma das novidades da feira IMTS 2014 (International Manufacturing Technology Show) que decorre em Chicago até ao dia 13 de Setembro.

Segundo a ABB, os novos sistemas FlexMT permitem aumentar a eficiência e o grau de utilização das máquinas-ferramentas até aos 90%, encarregando-se da carga e descarga de tornos horizontais e verticais, centros de maquinação, máquinas de 5 eixos ou moinhos.
O sistema está disponível em duas variantes: FlexMT 20, para cargas até 20 kg e alcance de 1,65 m, e FlexMT60, para cargas até 60 kg e alcance até 2.05 m. Ambos são fornecidos com o respectivo controlador integrado no respectivo armário. Quanto a ferramentas, o FlexMT está equipado com garras de 2 ou 3 dedos e seis opções normalizadas para as funcionalidades específicas do utilizador: duas ferramentas de rebarbar, mesa de aperto, marcador de agulha, unidade rotativa, caixa de limpeza de ar e painéis de extensão para conectar o FlexMT com máquina-ferramenta e criar espaço entre máquinas.
imageO FlexMT permite aos utilizadores integrar a automação robótica de uma forma normalizada, rápida e fiável, obtendo rendimentos mais elevados e retornos do investimento mais rápidos. O sistema é igualmente indicado para grandes ou pequenas séries, bem como para empresas de grande dimensão ou PMEs. É uma solução pré-fabricada e pré-testada ideal para carga e descarga de máquinas-ferramentas com peças provenientes de transportadores a montante e a jusante. Suporta a maior parte das geometrias de peças, simples ou complexas, grandes ou pequenas ou com acessórios adicionais.
Os filmes seguintes mostram dois exemplos de aplicação do sistema FlexMT.

%d bloggers like this: