Novos robôs industriais

imageJá com a nova cor branca, os robôs industriais da família IRB 1200 são apontados como substitutos da mão-de-obra em linhas de montagem, para tarefas de alimentação e transferência entre máquinas, bem como para células de maquinação, polimento, etc.. São 15% mais compactos e 10% mais velozes, podem ser montados em qualquer posição e estão disponíveis em duas combinações de alcance e capacidade de carga: 700mm/7 kg e 900 mm/5 kg. Para além das superfícies lisas, os novos robôs têm protecção IP 40 de série e IP67 como opção. Em 2015, a ABB disponibilizará versões para instalações "clean room" e "food grade".
As ligações eléctricas e pneumáticas podem ser feitas por portas laterais ou por um ligação opcional sob o robô. Existe também uma porta Ethernet embebida no robô, tornando mais fácil a integração em ambientes de automação.


No passado, a cor laranja era o primeiro sinal de reconhecimento de um robô ABB. A escolha dessa cor remonta aos anos 70 do século passado e teve em vista objectivos de segurança, isto é, tornar o robô bem visível nas instalações industriais. Entretanto, os robôs tornaram-se mais seguros e capazes de coexistir em modo seguro com pessoas. Em 2014, a ABB decidiu mudar de cor: os novos robôs assumem, por defeito, a cor "branco grafite" e os clientes podem receber os robôs com a cor que preferirem.

%d bloggers like this: