Ladrilhos cinéticos

imageA Pavegen Systems Ltd (Londres, Reino Unido) desenvolveu um sistema de ladrilhos cinéticos que convertem a energia cinética dos passos em energia eléctrica. A ideia foi concretizada na maratona de Paris (7 de Abril) com o patrocínio da Schneider Electric. Foram gerados quase 5000 watts-hora que foram utilizados para carregar ecrãs de visualização e sinais electrónicos durante a maratona.

 

Os ladrilhos cinéticos foram também instalados nas olimpíadas de Londres de 2012.

 

A ideia dos ladrilhos cinéticos é especialmente indicada para locais muito frequentados e com grande intensidade de passos, tais como estações de transportes ou escolas. Estes locais também se caracterizam  pelas necessidades de sinalização, cujos sistemas podem ser alimentados com a energia gerada a partir dos passos.

O desenvolvimento do sistema permitirá também recuperar a energia cinética da rodagem automóvel para gerar a energia necessária para a sinalização e ou iluminação rodoviária! Com um princípio semelhante, a “colheita” de energia cinética também pode ser feita nos carris de ferro. Os sistemas rodoviários e ferroviários estão a ser desenvolvidos pela Innowattek (Haifa, Israel).

%d bloggers like this: