6ª edição do concurso de casquilhos

image Pela sexta vez a igus, empresa especialista em casquilhos auto lubrificados em polímero, realiza o concurso “manus” para aplicações com casquilhos em polímero. Desde 2003 que a competição se realiza de dois em dois anos. São convidados a participar todos os fabricantes de máquinas criativos e inovadores. O “manus“ é uma iniciativa conjunta com vários parceiros académicos tais como o Institut für Verbundwerkstoffe (Instituto para Materiais Compósitos) em Kaiserslautern e a Fachhochschule (Escola Superior Profissional de Colónia) em Colónia. Na última edição, há dois anos, foram registadas mais de 300 aplicações inovadoras.

Procuram-se novamente aplicações inovadoras com casquilhos auto lubrificados em polímeros isentos de manutenção que se devem distinguir pela sua eficiência técnica e/ou económica, assim como pela sua criatividade e produção de resultados surpreendentes. A candidatura é muito simples: Para a sua avaliação o júri necessita de uma breve descrição da aplicação e do motivo do seu desenvolvimento, incluindo fotografias ou esboços com a descrição da solução, assim como a indicação do tipo de casquilho utilizado. Podem participar todas as aplicações que tenham casquilhos em polímero maciço ou casquilhos compostos, excluindo-se o uso de casquilhos revestidos.

As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 28 de Fevereiro de 2013. O vencedor ganhará 5.000 EUR (2° e 3° lugar 2.500 e 1.000 EUR, respectivamente). A documentação para a candidatura está disponível online (CLICAR AQUI). A entrega dos prémios terá lugar na Feira de Hanover de 2013 (de 8 a 12 de Abril).

Isentos de lubrificação

Os casquilhos em plástico resistente "iglidur" são uma alternativa aos casquilhos metálicos. Não necessitam de lubrificação nem manutenção, aumentando a segurança, a disponibilidade das máquinas e diminuindo os custos de lubrificação. a igus tem mais de 10 000 produtos disponíveis em stock.
Segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Cambridge, só nos EUA os custos de paragens devido a uma lubrificação deficiente somados são de 240 mil milhões de dólares. Com base num consumo anual de lubrificantes de aproximadamente 1,1 milhões de t na Alemanha (Departamento de ambiente e energia, Baden-Württemberg), o uso de produtos em polímero isentos de lubrificação induziria a uma redução significativa de custos de funcionamento e de manutenção. Desde 2001 que os projectistas podem seleccionar o material mais indicado para as suas aplicações e prever a duração de vida graças aos testes realizados regularmente. A selecção e cálculo podem ser feitos online (CLICAR AQUI).

%d bloggers like this: