Projecto Windfloat: eólica ao largo da Póvoa de Varzim

imageA Principle Power (Seattle, EUA), responsável pelo desenvolvimento do conceito da plataforma flutuante Windfloat e pela implementação do primeiro protótipo mundial de aerogeradores offshore em Portugal, adjudicou à ABB o fornecimento e instalação de equipamento para a alimentação eléctrica e controlo da plataforma, nomeadamente o transformador e os quadros de média e baixa tensão.

Concebida para instalações offshore em águas de profundidade superior a 40 metros, a plataforma Windfloat localiza-se ao largo da Póvoa de Varzim e está ancorada ao fundo marinho através de quatro linhas de amarração. É constituída por três colunas que garantem a flutuabilidade necessária para suportar a primeira turbina eólica offshore instalada em Portugal, inaugurada no passado mês de Junho, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e do Presidente do Concelho de Administração da EDP.

O equipamento projectado e desenvolvido pelas equipas de engenharia da ABB contribuiu para a continuidade do serviço que a plataforma tem vindo a prestar, desde Outubro de 2011. Espera-se que a experiência agora adquirida permita a participação no próximo projecto do mesmo género a implementar em Portugal – um parque eólico offshore, com uma potência instalada de aproximadamente 25MA.

No filme seguinte pode ver-se a construção de uma das plataformas nos estaleiros da Lisnave.

%d bloggers like this: