Novos compressores isentos de óleo

A Atlas Copco lançou na feira ComVac (Hannover) um novo compressor de três estágios, totalmente isento de óleo, com potência de 350 kW e pressão de 7-8 bar. O compressor ZH 350+ foi apresentado em conferênimagecia de imprensa como o mais eficiente da Atlas Copco. Está equipado com motores de alta velocidade, sem redutor, e destina-se às indústrias farmacêutica, electrónica, aeronáutica, automóvel, entre outras. 
A eficiência energética do compressor ZH 350+ supera em 4% o desempenho dos compressores Atlas Copco de melhor performance até agora, graças a cinco opções técnicas; design de três estágios optimizado do ponto de vista termodinâmico, ausência de redutor (e das perdas inerentes), impulsores de titânio (que permitem ciclos mais rápidos), arrefecimento redimensionado para uma maior área de permuta de calor, e blow off antes do aftercooler (menor perda de ar).
Economias adicionais são possíveis com os novos secadores rotativos (MD/ND) para compressores centrífugos, também apresentados em Hannover.

O compressor ZB 5-120 VSD, apresentado em Fevereiro, veio alargar o portfólio de compressores centrífugos 100% isentos de óleo com accionamento de velocidade variável (VSD). No centro da nova gama ZB encontra-se uma tecnologia inovadora de rolamentos aerodinâmicos que garante uma elevada eficiência energética.

image A gama ZB fornece ar 100 % isento de óleo de acordo com a norma ISO 8573-1 e elimina o risco de contaminação por óleo no sistema de ventilação. Os rolamentos aerodinâmicos característicos permitem uma flotação sem fricção para o rotor de alta velocidade. Juntamente com a tecnologia de accionamento de velocidade variável (VSD), é assegurado um volume de ar mais elevado com um consumo de energia mais reduzido.

Tipicamente, o sistema de ventilação nuimagema estação de tratamento biológico de águas residuais contabiliza até 70 por cento da utilização total de energia. De modo a reduzir significativamente os custos operacionais nestas estações em constante funcionamento, a nova gama ZB incorpora as mais recentes tecnologias no design mais eficiente e duradouro.

%d bloggers like this: