Avarias eléctricas em motores

Uma empresa usa dos melhores critérios para seleccionar um motor eléctrico. A expectativa é que ele cumpra a sua função, tenha um tempo de vida útil o mais longo possível, proporcione um retorno do investimento tão rápido quanto possível. Isto significa que deve ser custo-eficiente e tenha o mínimo da falhas. Deve-se esperar isto de um motor eléctrico novo? A resposta é: depende.

Nada pode ser dado como garantido quando o motor entra em funcionamento. Se a manutenção não for gerida, se o motor e o seu "habitar" não forem monitorizados, as expectativas do utilizador podem ser contrariadas, mesmo que tenha sido escolhido o melhor motor eléctrico possível. A manutenção preventiva é indispensável como parte da estratégia e dos procedimentos de protecção e gestão de activos. É neste domínio que têm especial importância as soluções (equipamentos, software) de detecção de avarias eimageléctricas e de avaliação do estado dos motores eléctricos.

A PdMA Corporation (EUA) é especialista nesta área e disponibiliza equipamentos para analisar as "zonas de falha" dos motores (qualidade da energia, circuito de potência, isolamento, rotor, estator, excentricidade). Disponibiliza também software para processar dados e relatórios. As soluções da PdMA são comercializadas e suportadas em Portugal pela Sistran.

Para mais informação sobre os equipamentos, clicar aqui.
Para obter um artigo sobre a importância da Manutenção e Gestão de Motores (em língua inglesa), clicar aqui.

Para obter um artigo sobre Reparar ou Substituir um Motor (em língua inglesa), clicar aqui.

Para ler um artigo sobre Eficiência de Motores e Análise de Zonas de Falha (em língua inglesa), clicar aqui.

%d bloggers like this: