Utilização eficiente da água em edifícios

Estão abertas as inscrições para o Curso “Prosperidade Renovável – Água I” que terá lugar entre os dias 1 e 4 de Março. Focado no uso e aproveitamento eficientes da água, o curso conta com a participação dos seguintes formadores: Arq. Livia Tirone, Eng. Helena Farrall, Eng. Ken Nunes, Arq. Jorge Barros, Professor António Bento Franco, Dr. Vítor Simões, Eng. António Frazão, Eng. Valter Fernandes e o Eng. Jaime Melo Baptista. Culminará com visitas a casos de boas práticas, a realizar nos dias 25 e 26 de Março e no dia 9 de Abril de 2011. As visitas incluirão espaços, edifícios e infraestruturas que habitualmente não se encontram acessíveis ao público. 


A água, recurso escasso e precioso, carece de um cuidado e enfoque equivalentes ao que tem merecido o recurso energia. Para assumirmos integralmente o desafio da utilização eficaz e racional da água, será necessário repensar quais as origens mais adequadas às utilizações que lhe damos. Desta avaliação, resultará a necessidade de reequacionar os regulamentos, as infraestruturas urbanas e os sistemas à escala dos edifícios. Por esta razão é essencial não apenas o conhecimento das soluções existentes que melhor se adaptam ao nosso contexto, como ainda o desenvolvimento das competências essenciais para a boa implementação daquelas soluções à escala urbana e do edificado. O enfoque deste Workshop está na demonstração das oportunidades de intervenção no meio edificado, conducentes  à melhoria do desempenho hídrico dos edifícios, abordando o aproveitamento e armazenamento da água da chuva, a reciclagem de águas cinzentas e o tratamento adequado das águas residuais, destinada a usos não potáveis.
O Curso é dirigido a todos os decisores que influenciam a qualidade de construção do meio edificado.

Para mais informações, clicar aqui, consultar a página na Internet, visitando a  área “Formação” ou colocar perguntas via e-mail.

%d bloggers like this: