Mercado dos motores duplicará até 2014

O mercado mundial dos motores AC de baixa tensão deverá atingir o valor de 19,4 mil milhões de USD até 2014, mais do que duplicando o valor estimado em 2009, em que o mercado global sofreu uma queda de 20%. Para além da recuperação, o principal factor de crescimento do negócio dos motores é a exigência (legal e económica) de substituição por motores mais eficientes. As vendas de motores AC de baixa tensão deverão chegar aos 51,6 milhões de unidades, prevê a IMS Research o seu mais recente relatório sobre este sector.
A transição para os motores IE3 Premium Efficiency já se deu nos EUA e Canadá. Em termos médios, o preço de um motor IE3 é mais do dobro de um motor IE1. A IMS Research prevê que as vendas de motores IE3 aumentem 914% em 2011, sendo o mercado dominado por fabricantes americanos, pelo menos até 2015. Na Europa, a transição para os motores IE3 está mais atrasada. Os principais fabricantes são a ABB e a Siemens.
Os motores IE2 deverão continuar a ter a maior quota nas vendas pelo menos até 2017 devido, sobretudo ao factor China. No ano 2014, o segmento IE2 deverá representar 57% do mercado global e a China deverás ser o principal fabricante e consumidor de motores de ímanes permanentes.

%d bloggers like this: