ABB obtém encomendas de 580 milhões de dólares

A ABB recebeu encomendas no valor de 580 milhões de dólares da Svenska Kraftnät da Suécia e da LITGRID Turtas AB da Lituânia para fornecer uma nova interligação de transporte de energia entre as regiões nórdica e báltica. A ABB fornecerá um sistema de transporte de corrente contínua de alta tensão (HVDC) que englobará duas subestações e cabos para transporte de 700 MW (megawatts) de energia eléctrica, com perdas mínimas, a uma distância de mais de 400 km.

Fornecerá também o projecto, engenharia e comissionamento de duas subestações de 700 MW, cerca de 300 kV (quilovolt), usando a tecnologia HVDC Light da ABB. Uma das subestações ficará localizada em Nybro, na Suécia, e a outra em Klaipeda, na Lituânia. A encomenda inclui também o fornecimento e a instalação de dois cabos submarinos de 300 kV, cada um com 400 km de comprimento, e cabos subterrâneos com a mesma voltagem na Suécia e na Lituânia.

O sistema incorpora recursos especiais, como o apoio à tensão activa CA, que fornece uma maior estabilidade da rede e o recurso à reposição automática, que proporciona um restabelecimento mais rápido da rede eléctrica após um "blackout". O sistema poderá ser integrado numa futura rede eléctrica pan-europeia com a evolução do conceito de rede CC, ainda em discussão em todo o mundo.

O projecto será apoiado por financiamentos da União Europeia (UE) e prevê-se a sua conclusão até ao final de 2015. O Estlink Estónia-Finlândia, fornecido pela ABB em 2006, foi a primeira interligação a integrar os mercados de energia nórdico e báltico.

A tecnologia HVDC Light oferece vários benefícios ambientais, tais como campos electromagnéticos neutros, cabos sem óleo e subestações compactas. É a solução ideal para efectuar a ligação de fontes de energia remotas do tipo renovável a redes eléctricas, superando limitações de distância e restrições da rede eléctrica, enquanto garante um forte desempenho e perdas eléctricas mínimas.

%d bloggers like this: