Segurança em altura

image Em aplicações verticais de calhas porta-cabos articuladas as alturas são cada vez maiores, os cursos mais longos e tudo isto com elevadas velocidades e acelerações. Podem acontecer frequentemente movimentos laterais bruscos da calha articulada, particularmente com elevadas acelerações transversais, por exemplo na direcção das estantes. No caso da calha embater devido à sua dinâmica, em suportes metálicos ou paletes, podem ocorrer rupturas. Para este fim a igus desenvolveu o sistema "Guidelok Slimline (SL)". A calha articulada mantém-se sempre alinhada com segurança em alturas de mastros e de torres até 50 metros ou mesmo mais.

image

O novo sistema é destinado a aplicações de calhas porta-cabos articuladas verticais com grandes alturas de elevação em armazéns automáticos, elevadores e dispositivos de transporte de materiais. Através de uma montagem compacta e fácil, mesmo à posteriori, este sistema torna o transporte de energia e dados seguro, em armazéns de mercadorias e frigoríficos, gruas ou por exemplo em instalações eólicas.

Se antigamente a calha porta-cabos articulada suspensa era guiada verticalmente com um perfil fechado ou com outra solução semelhante, hoje em dia é possível prescindir de tais alojamentos dispendiosos e complicados. Já não é necessária uma guia contínua em metal, o que leva a uma redução do custo das guias até 80%, segundo a igus. A calha articulada encaixa no novo sistema "Guidelok SL" através de dispositivos em plástico basculantes.
A calha funciona livremente e de forma segura entre pequenos segmentos metálicos de guia. Estas unidades de guia são aplicadas em intervalos de apenas 2 m. Dois dispositivos basculantes nos segmentos da guia, activados automaticamente, fixam a calha articulada na sua posição. image

Os dispositivos basculantes – peças fulcrais deste sistema – formam um mecanismo de travamento. Quando a curva da calha passa pelo segmento da guia, o dispositivo basculante é activado mantendo a calha articulada fixa na sua posição. Este mecanismo, além de tornar o funcionamento seguro, também permite um funcionamento suave, baixando claramente o nível sonoro. Para além disso, em caso de manutenção, a calha articulada é acessível muito mais facilmente, visto já não se encontrar num canal contínuo. O novo sistema "Guidelok SL" já é usado com êxito em vários fabricantes de armazéns automáticos.

%d bloggers like this: