Accionamentos Nord no maior centro da Chronopost

image Mais de 1.000 moto-redutores Nord com inversores descentralizados foram instalados no principal centro europeu da Chronopost, que movimenta uma média de 170 mil pacotes por dia. Cada pacote tem que ser identificado, triado e enviado para a respectiva plataforma de carga em menos de 3 minutos.

Especializada na entrega de pacotes, a Chronopost emprega mais de 3.500 pessoas em todo o mundo. O centro de Chilly-Mazarin, ao sul de Paris, é o coração da rede Chronopost. É um dos maiores centros do género na Europa, tem capacidade para processar 30 mil pacotes/hora e é responsável por cerca de 60% do tráfego francês de pacotes da Chronopost. Todos os dias, 500 caixas contendo pacotes de todos os tipos são entregues por camião nas plataformas de descarga, totalizando uma m édia de 170 mil pacotes/dia. O pico anual ocorre durante o período de Natal, com cerca de 3000 mil pacotes/dia. Cada pacote tem um peso máximo de 30 kg, com tamanhos que variam entre 10x100x40 mm
e 1200x800x1000 mm. image
No edifício de 13.000 m², estão instaladas 34 plataformas de descarga, 83 plataformas de carga e um sistema de triagem automática de dois níveis, cada um dos quais equipado com dois classificadores. Numa extensão de 650 m, a identificação dos pacotes é feita por leitura automática dos códigos de barras por câmaras digitais.
O movimento dos pacotes é executado por mais de 1100 transportadores da marca Budde, accionados por moto-redutores Nord, de engrenagens cónicas ou sem-fim, equipados com inversores descentralizados do tipo "SK" montados directamente nos moto-redutores. A opção por um sistema descentralizado proporciona uma significativa economia de espaço, ma medida em que se evitam os armários eléctricos de grande dimensão e as respectivas cablagens.
image Os inversores SK comunicam via Profibus com um CLP (Controlador Lógico Programável), que envia as informações para o centro de controle. O controle e sincronização do sistema de acionamento Nord é um requisito fundamental, dadas as exigências de processamento (identificação e endereçamento) rápido dos pacotes. Cada pacote é registado no início da linha e rastreado por ordem ao longo da cadeia de triagem. Cada linha de transportador tem até três pontos de alimentação e cada classificador pode ter até quatro pontos de alimentação. Se uma plataforma de carga não consegue despachar todos os pacotes, o sistema actua de forma a evitar sobre-carga, utilizando a linha como acumulador. image

A nova linha de inversores SK200E do sistema de accionamento Nord foi projetada para montagem diretamente na caixa de terminais do motor, produzindo unidades de accionamento totalmente integradas. Essa linha conta com uma série de funções básicas, como controlo vectorial em malha aberta, um pulsador de frenagem integrado e um controle de freio eletromagnético. Essas unidades também incorporam o processamento dos sinais de um encoder incremental ou absoluto, e uma função de posicionamento de eixo POSICON.

image A Chronopost tem objectivos ambiciosos para 2011, que incluem aumentar o movimento para uma média de 200 mil pacotes por dia, o que envolve a ampliação do edifício.

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