Transformadores ABB para CERN

O Grupo ABB assinou um contrato de três anos para fornecimento de transformadores de alta eficiência ao CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, um dos centros de investigação científica mais importantes do mundo, situado em Genebra, Suíça. O CERN acaba de pôr em marcha o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), no domínio da física de partículas de elevada energia. A ABB fornecerá transformadores de distribuição, encapsulados em vazio e em várias potências até 12.000 kVA, que substituirão os actualmente existentes no CERN para alimentação do LHC.

 

O EcoDry99plus faz parte da família de transformadores de distribuição de alta eficiência da ABB, e respeita os exigentes requisitos ambientais e de eficiência do CERN. A sua eficiência é superior a 99%, que se traduz numa economia de 33.000 KWh anuais por cada transformador de 1.000 kVA operando em plena carga. Isto é equivalente ao consumo médio de dez residências normais.

A ABB já havia anteriormente fornecido três transformadores secos de 2.500 kVA, que estão instalados no seu centro de Genebra, fazendo parte de outro projecto. O transformador seco é uma solução óptima para as aplicações em que tem de ser instalado perto da carga a alimentar. O nível de perdas é baixo, necessita de pouco espaço, é seguro, eficiente, ecológico, fiável, e é conhecida a extensão da sua vida útil. A ABB é o líder tecnológico em transformadores secos de múltiplas aplicações, tanto os encapsulados em vazio (vaccum cast – VCC) como os de resina reforçada com fibra de vidro (glass fiber reinforced – RESIBLOC®).

%d bloggers like this: