ABB forneceu Sistema de Protecção e Comando à REN

image A divisão Power Systems da ABB concluiu a segunda fase do fornecimento do Sistema de Comando e Protecção IEC61850 à REN. Em Maio foi colocado em tensão o nível de 400kV da Subestação de Lagoaça 400/220kV da REN. O nível de 220kV da mesma subestação havia já sido colocado em tensão no final de 2009. Esta subestação está localizada na área do Douro internacional da Rede Nacional de Transporte (RNT) de Energia, com alguns dos pontos de interligação com a Rede Eléctrica de Espanha (REE).

 

A colocação em serviço do nível de 400 kV traduz-se na abertura dois novos pontos de interligação da rede portuguesa com a rede espanhola, acrescentados aos dez pré-existentes na subestação de Lagoaça.

image

Os trabalhos de engenharia do Sistema de Comando e Protecção para esta subestação foram iniciados em 2008. Desde essa data, obtiveram aprovações consecutivas por parte da REN, nos vários pontos de verificação a que esta obriga, começando com a aprovação da arquitectura do sistema e seus componentes, tendo em seguida ocorrido a fase de ensaios para homologação dos IED (Intelligent Electronic Device), que também foi ultrapassada com sucesso.

Concluídos os trabalhos de engenharia, deu-se início à verificação em fábrica. Esta fase consiste no ensaio integral dos Sistemas de Protecção e Comando, através do qual se confirma que os sistemas se comportam de acordo com os requisitos de funcionamento da REN. Esta fase é normalmente acompanhada em permanência pelas equipas de engenharia da REN, e exige que todos os pontos de verificação cumpram os requisitos e sejam aprovados.

Tendo a primeira fase de entrega ocorrido no último trimestre de 2009, com novos ensaios ao sistema, bem sucedidos perante as condições reais da instalação, a subestação entrou em serviço na data pretendida pelo cliente. A conclusão desta segunda fase é considerada  "um marco histórico" pela ABB em Portugal, culminando um trabalho com cerca de 3 anos.

image

%d bloggers like this: