Volante electrónico

image Especialista em encoders, leitores digitais e controlos numéricos, a HEIDENHAIN (Alemanha) desenvolveu o novo volante electrónico HR 1120 para aplicação em sistemas automatizados, tipicamente em maquinas-ferramentas com eixos que necessitem ser controlados por volante. Apesar das reduzidas dimensões, o volante electrónico HR 1120 é robusto e permite a sua instalação quer em equipamentos fixos, quer em equipamentos móveis/portáteis. Com 100 posições por revolução, permite posicionamentos precisos. O sinal eléctrico de saída a nível TTL com sinais diferenciais RS422 permite a ligação à generalidade dos PLC e placas PC. A marca HEIDENHAIN é representada em Portugal por FARRESA ELECTRÓNICA.

Apalpadores absolutos ACANTO

image

A tecnologia de leitura óptica dos encoders absolutos rotativos já deu provas ao longo de anos no que diz respeito a precisão e alta resolução. A mesma tecnologia foi incorporada pela HEIDENHAIN no desenvolvimento da nova série de apalpadores lineares ACANTO que proporcionam uma leitura de posição absoluta em aplicações que envolvam medida de comprimentos, inspecção multi-ponto e outros equipamentos de inspecção automática.
A interface EnDat 2.2, já conhecida nos encoders absolutos HEIDENHAIN, proporciona uma utilização simples, quer para os procedimentos de comissionamento, quer para as funções de diagnóstico. Na fase de comissionamento, os dados do ACANTO podem ser lidos na interface EnDat 2.2 para auto-configuração; durante a operação, é possível o diagnóstico da qualidade dos dados incrementais e absolutos. A memória do ACANTO também permite registar informação específica do OEM.
Os apalpadores lineares ACANTO estão disponíveis com cursos de 12 mm e 30 mm e têm protecção IP64 para ambientes industriais. A tecnologia de ‘sleeve bearing’ permite o funcionamento com baixa fricção e desgaste.

Encoders com segurança

image A HEIDENHAIN expandiu a sua gama de encoders rotativos com diâmetro de 35 mm, apresentando uma nova geração de encoders absolutos de posição com protecção IP64 e segurança funcional. Os novos encoders abrem novas possibilidades de instalação em tecnologia de automação, equipamentos médicos e na indústria electrónica. A versão EnDat 22 dos novos encoders rotativos absolutos com transferência de dados serial oferece uma resolução mono-volta de 23 bits e uma resolução multi-volta de 12 bits. As gama de tensão vai dos 3,6 V aos 14 V.
Os encoders de posição com segurança funcional proporcionam dois sinais de posição de formação independente, através da interface serial bi-direccional EnDat. Estão certificados em conformidade com as normas the EN ISO 13849, EN 61508 e EN 954-1 relativas a desempenho d, integridade de segurança nível 2, categoria 3.

A marca HEIDENHAIN é representada em Portugal por FARRESA ELECTRÓNICA.

%d bloggers like this: