Nova abordagem para a medição de vibrações

image O medidor de vibrações Fluke 810 é um instrumento que vem tornar mais fáceis os procedimentos de verificação do estado de motores, bombas, compressores e outros equipamentos. Mais do que medir, este instrumento tem as funcionalidades de análise de vibrações, o que permite aos utilizadores obter a resposta mais rápida sobre os problemas detectados ou previstos, o respectivo grau de gravidade e sobre o grau de prioridade das acções correctivas.

Quando detecta uma falha, o Fluke 810 identifica o problema e classifica-o numa escala de quatro níveis de severidade e faz recomendações. Os menus sensíveis ao contexto permitem aceder rapidamente a informação adicional. É um processo passo-a-passo, simples e rápido, ideal para identificar os problemas prioritários.
Hoje em dia, a generalidade das indústrias e dos profissionais da manutenção trabalham com grande pressão sobre o tempo e o custo. Os métodos e instrumentos tradicionais de análise de vibrações são mais dispendiosos em termos de tempo, treino e custo. O Fluke 810 representa uma nova abordagem, em image que se pretende uma identificação rápida dos problemas mesmo sem recorrer a dados históricos, sem grandes necessidades de formação e a custo mais baixo.
O diagnóstico mecânico inicia-se colocando o acelerómetro triaxial TEDS na máquina, usando o magneto ou a fixação com adesivo. Através da ligação por cabo, o acelerómetro transmite a informação ao Fluke 810 cujos algoritmos avançados executam  diagnóstico e emitem o correspondente relatório e recomendações.

Os instrumentos convencionais de analise de vibrações comparam as leituras actuais com as leituras históricas e é com base nessa comparação que avaliam a condição das máquinas e prevêm o seu tempo de vida útil remanescente. O Fluke 810 segue uma abordagem diferente: os relatórios não se baseiam na comparação das leituras actuais com as leituras históricas, mas com uma extensa base de dados de experiência. Na prática, as leituras actuais são comparadas com as leituras de uma máquina "como nova".

A Flke disponibiliza ainda o software Viewer PC, que expande a capacidade de registo de dados e que permite ao utilizador definir setups de máquina, ver os gráficos de vibrações em detalhe, importar e grimageavar imagens JPEG e imagens térmicas (Fluke .lS2) para uma visualização mais completa da condição da máquina  e ainda gerar relatórios de diagnóstico em pdf.

A Fluke é representada em Portugal pela AresAgante (Porto). Para mais informação sobre o Fluke 810, CLICAR NA IMAGEM.

%d bloggers like this: