AIDA depois do GPS

image O MIT (Massachusetts Institute of Technology) está a desenvolver para a Audi um novo sistema de navegação que processa hábitos do condutor e informação do estado do trânsito na cidade, para optimizar a rota. O novo sistema chama-se AIDA (Affective Intelligent Driving Assistant) e vai ser testado ainda  este ano na cidade de S. Francisco, com os modelos A5 e A8 da Audi. Na equipa de investigadores, está o prof. Francisco da Câmara Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

image Apoiado por sensores (no interior e exterior do automóvel), por complexas técnicas de simulação e modelos de previsão, o AIDA começa por registar os hábitos do condutor: onde vai e com que frequência, o tipo de estrada que mais utiliza e o tipo de condução que pratica, entre outros, para estabelecer os padrões de mobilidade do condutor.

Mediante os hábitos do condutor, “o sistema adquire em tempo real a informação do que está acontecer na cidade, considerando as mais diversas variáveis, e fornece as rotas mais rápidas para o seu destino. Além disso, o sistema detecta, por exemplo, se o automóvel está a ficar sem combustível e alerta o condutor, providenciando-lhe simultaneamente informação do posto de combustível mais próximo”, explica Francisco da Câmara Pereira.

O AIDA também dá conselhos de condução e interage com os sensores de manutenção do automóvel (combustível, pressão dos pneus, etc.).

Para mais informação sobre este projecto, CLICAR AQUI.

%d bloggers like this: