Plásticos técnicos para sistemas fotovoltaicos

As perspectivas de expansão do mercado da energia solar coloca na ordem do dia o desenvolvimento e selecção dos materiaisimage para construção dos painéis fotovoltaicos. As resinas Noryl® e Lexan® EXL, desenvolvidas pela SABIC Innovative Plastics (Bergem Op Zoom, Holanda) são uma alternativa aos metais para as estruturas dos painéis, caixas de junção e conectores. Além disso, a SABIC está a desenvolver novas soluções para as placas de suporte dos painéis. Os plásticos técnicos são mais leves, reduzem a manutenção e facilitam a instalação.
No futuro, será possível produzir sistemas integrados: uma só peça poderá aglutinar as funcionalidades de estrutura, caixas de junção, conector e placa de suporte do painel fotovoltaico.

As resinas Noryl® caracterizam-se pela baixa densidade e pela estabilidade dimensional numa gama ampla de temperaturas (40 a 140 °C), baixo desgaste, longa duração, etc. As resinas Noryl®, com ou sem reforço com fibra de vidro podem suportar 12 000 horas de exposição à radiação UV sem qualquer alteração das propriedades. São idealmente aplicáveis na produção de caixas de junção, conectores e estruturas. Têm propriedades retardantes de chama e a densidade específica de apenas 1,06 permite reduzir o peso em cerca de 30% comparativamente a plásticos semi-cristalinos.
A resina Lexan® EXL (copolímero de policarbonato) destaca-se pela sua ductibilidade a baixa temperatura e pela longa duração, podendo recomendar-se para a produção de conectores.
Para além das já referidas, a SABIC também desenvolve resinas Ultem® e os compostos LNP® em graus específicos para a produção de peças das caixas de junção e conectores especiais.
As resinas e compostos da SABIC Innovative Plastics são comercializadas em Portugal pela AGI – Augusto Guimarães & Irmão.

%d bloggers like this: