Novidades na Visão Artificial

Câmaras uEye com sensor de 10 megapixéis

image A IDS, representada em Portugal por INFAIMON, lançou uma nova câmara da série uEye com um sensor CMOS de 10.6 megapixéis. Este novo sensor de alta sensibilidade proporciona até 4 vezes mais resolução que o standard HDTV. Entre os novos modelos que incorporam este sensor estão as câmaras UI-1490SE e UI-1490ME. A UI-1490 SE é uma câmara compacta a cor com uma resolução de 3840 x 2760 pixéis e saída USB 2.0 enquanto a UI-1490 ME apresenta as mesmas características com a adição de um revestimento industrial de metal com sensor a 90 ° e conectores com fixações concebidos especialmente para ambientes industriais. Juntamente com a câmara é fornecido o software uEye Camera Manager e ainda kit de desenvolvimento de software (SDK) que possibilita a integração com outros programas.

Visão 3D com tecnologia de "Tempo de Voo"

image A INFAIMON está a lançar no mercado português a nova nova câmara 3D SR4000 da MESA Imaging, baseada na tecnologia de "tempo de voo (TOF-Time of Flight). Esta tecnologia permite obter uma imagem 3D a partir do processo de envio e recepção de luz infravermelha pulsada, determinando o tempo percorrido entre ambos os eventos, e calculando a distância entre a câmara e os objectos visualizados.
A MESA projectou e construiu um sensor de alta resolução do mercado para abranger a maior quantidade possível de aplicações. Entre as inúmeras aplicações que já utilizam esta tecnologia salientam-se: processos de paletização e despaletização, medição de volume, orientação de robôs móveis, seguimento de objectos, aplicações de logística em armazéns automáticos etc..

Visão de interiores

image A OPTO ENGINEERING desenvolveu uma nova série de ópticas para a inspecção interior de objectos ocos, tais como tubos, condutas, garrafas, peças roscadas, etc.. As ópticas da categoria "hole inspection" permitem inspeccionar as paredes interiores dos objectos com elevada resolução. Com um amplo ângulo de visão (>82 °) e um design óptico inovador, estas ópticas são compatíveis com uma grande variedade de diâmetros e grossuras.

 

LED de alta intensidade

image A CCS aperfeiçoou a série de iluminação LED HLND com novos modelos de alta intensidade luminosa. Os LEDS HLND-SW2 fazem parte da família "chip on board" baseados na tecnologia SMD e apresentam mais do dobro da intensidade dos modelos actuais. A tecnologia SMD permite automatizar a construção dos sistemas de iluminação, baixar os custos da produção em série. Os novos LEDs incluem também um sistema de refrigeração que dissipa o calor.

Novas câmaras Genie GigE Vision

image A DALSA anunciou o lançamento de dois novos modelos da família de câmaras Genie. As Genie C1280 e Genie M1280 são câmaras de grande qualidade, com resolução de 1.2 megapixéis e baixo custo. São fáceis de utilizar e substituem com grande êxito as câmaras digitais nas aplicações industriais como a inspecção de semicondutores, robótica e controlo de tráfico. A Genie 1280 incorpora um sensor SONY CCD 1/3” e está disponível em modelos monocromático e a cores.  Esta série aproveita todas as vantagens da tecnologia Gigabit Ethernet, transmitindo dados através dos cabos standard CAT-5e e CAT6 a distâncias superiores a 100 metros. Tal como o resto das câmaras da série Genie, a M1280 está baseada no standard GigE Vision da AIA para conexão directa da câmara ao PC. As novas câmaras incluem também as bibliotecas de software Sapera LT que permitem sua rápida configuração e também conectores de cabos RJ45, ideais para aplicações de robótica.

%d bloggers like this: