Jacto de Tinta portátil

A tecnologia de jacto de tinta (ink jet) é uma das mas usadas para marcar embalagens de transportes ou materiais de grandes dimensões (tubos, materiais de construção, etc.). Tradicionalmente, a marcação por jacto de tinta é feita em equipamentos fixos e apenas em áreas interiores. No entanto, já existem equipamentos portáteis. A Identipor está a comercializar um equipamento portátil com características únicas.

A pistola HandJet EBS 250 é um sistema de marcação por jacto de tinta totalmente portátil. Tem bateria recarregável com autonomia para 50 horas e integra tudo o que necessário (electrónica, tinteiro, cabeça de impressão, interface) numa só unidade ergonómica em forma de pistola. Efectua a marcação e codificação de qualquer tipo de material (cartão, vidro, metal, plástico, etc.) com grande caractere. Pode marcar mensagens, símbolos, caracteres especiais. O operador pode marcar da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Também pode imprimir em modo reverso. Pode ser programada para marcar códigos sequenciais, datas e horas, contadores crescentes/decrescentes, etc..A programação é feita em PC, com toda a facilidade. Com este equipamento, não são as embalagens ou materiais que têm que vir até à impressora – é a HandJet que vai até aos materiais.

O operador pode “escrever” por linhas direitas ou curvas. E pode ser mais rápido ou mais lento, sem afectar a qualidade da impressão. De facto, a HandJet ajusta a projecção de tinta à velocidade da “escrita”. Os caracteres não saem deformados. E se o operador pára, a impressão também pára. Não há desperdício de tinta.

A HandJet é a única impressora de jacto de tinta totalmente portátil no mercado. Em Portugal, é comercializada pela Identipor (Porto).

O filme seguinte mostra este equipamento em acção.

       

%d bloggers like this: