Indústrias de cablagem e arame em Dusseldorf

É já nos próximos dias que se realiza em Dusseldorf a feira wire 2010, onde se vão confrontar as inovações no sector dos arames industriais e dos materiais e sistemas de cablagem. A feira conta com uma empresa portuguesa entre os seus expositores.

Por mais contraditório que pareça, a era da comunicação sem fios exige mais e mais da indústria de cablagens. A tecnologia wireless permite dispensar os cabos para transmitir dados, mas nenhum sistema é 100% wireless. Os cabos são indispensáveis para obter energia. Na era da automação, a configuração dos cabos aumenta em tecnicidade e sofisticação de materiais. Nunca a inovação foi tão importante, que no fabrico de cabos, quer nos métodos de utilização.
Os fabricantes de cabos rivalizam pelos projectos de grande dimensão, desde a produção em série de automóveis, equipamentos e máquinas até às cablagens para grandes extensões de linhas ferroviárias. Na construção de máquinas e armários eléctricos, os cabos obedecem a especificações, têm itinerários definidos e, cada vez mais, são fornecidos "prontos a instalar", isto é, cortados na medida certa e, se for o caso, já com os terminais colocados. Outra linha de inovação é a que respeita aos materiais de isolamento. Às propriedades de protecção junta-se a flexibilidade, a resistência ao desgaste e ataque químico, o efeito retardante da chama, a resistência às radiações UV, à humidade e à temperatura, etc.. No sector automóvel, a procura de soluções mais leves levou a várias tentativas de substituição do cobre tradicional por alternativas bi-metálicas.

image A feira wire 2010 (Dusseldorf, 12 a 16 de Abril) é uma das principais oportunidades mundiais para testemunhar as inovações neste sector.
Nesta feira participa apenas uma empresa portuguesa, a TWP – Trecem Wire Products. A empresa fabrica uma gama muito diversificada (mais de 600 produtos) de arames para indústria, construção, fio de soldadura, sistemas de segurança, etc.. É também fabricante de "fibra metálica" para reforço de betão.

%d bloggers like this: