Protecção eléctrica com condicionadores activos de tensão

image A instalação de condicionadores activos de tensão (AVC2) permite proteger equipamentos e dados contra os danos causados por quedas e picos de tensão. O AVC2 é um sistema baseado num inversor que protege as cargas especialmente sensíveis das perturbações na tensão de alimentação. Para além de regular a tensão de forma rápida e contínua, compensando as variações de carga, esta tecnologia é mais eficiente do ponto de vista energético, ocupa menos espaço e tem menos exigências de manutenção.

Como exemplo de instalação de AVC2 pode referir-se o centro de dados da Weta Digital, a empresa neozelandesa responsável pelos efeitos especiais do filme Avatar. O centro de dados da Weta Digital, inaugurado em 2008, é um dos maiores do mundo e ganhou recentemente um prémio internacional de engenharia. A protecção eléctrica foi assegurada com dois condicionadores activos AVC2 da ABB. Cerca de 60% do filme Avatar foi elaborado em computador, exigindo uma enorme capacidade de processamento e grandes recursos de armazenamento, que por sua vez necessitaram de grandes quantidades de electricidade para alimentar os servidores e os sistemas de refrigeração, que evitam que fiquem em sobrecarga os 4.000 servidores e os 40.000 processadores.

A Weta Digital seleccionou a solução da ABB a conselho de Richard Snow da Intellex, o seu principal consultor de engenharia. Ao comparar os condicionadores activos de tensão AVC2 com a alternativa de um grande número de fontes de alimentação ininterruptas (UPS), a Intellex constatou que os sistemas AVC2 têm uma eficiência energética próxima dos 99% contra 95% da melhor alternativa baseada em UPS.

%d bloggers like this: