Alternativa ao GPS

Navigation FhG IIS, Erlangen





Foto  by Kurt Fuchs, Am Weichselgarte n  23, 91058 Erlange n , Tel. 09131-777740 www.fuchs-foto.de  -
Os sistemas de geolocalização baseados em satélites já têm alternativa. A tecnologia awiloc™ usa o sinal das redes sem fios – WLAN – para determinar a localização. Ao contrário do que sucede com os dispositivos GPS, que perdem o sinal no interior de edifícios, os dispositivos awiloc™ funcionam quer no exterior, quer no interior de edifícios. Isto significa que os objectos e pessoas podem ser localizados ou localizar-se no interior de armazéns, centros comerciais, aeroportos, etc.. A tecnologia awiloc™ é um dos temas em foco no Mobile World Congress, que se realiza nos dias 15 a 18 de Fevereiro em Barcelona e que conta com a presença do Instituto Fraunhofer IIS, de Nuremberga.
A localização usa a força do sinal das redes WLAN, mas não depende dos protocolos de comunicação, nem requer que os dispositivos se liguem entre si. Basicamente a tecnologia awiloc™ é um software para telemóveis e outros dispositivos móveis/portáteis. A possibilidade de localização no interior de edifícios tem potencial de aplicação inesgotável: ajuda de localização para crianças, localização de vítimas em operações de emergência/socorro no interior de edifícios, localização de objectos em armazéns, localização de stands em feiras, etc., etc.
Entre as várias empresas alemãs envolvidas no desenvolvimento da tecnologia awiloc™, estão a IT2media (soluções de indexação), a Init (telemática, bilhética), a Map and Route (mapas) e a Art2Guide (comandos áudio-visuais). Mais informação em www.awiloc.com.

%d bloggers like this: