PLC 2009 – um evento de excelência!

A 4ª edição da conferências PLC alcançou êxito e superou as expectativas. A escolha  dos temas, a organização cuidada e o uso de meios de divulgação como SMS e Twiter contribuíram para esse êxito. Trata-se de uma organização conjunta da Rittal Portugal, da Phoenix Contact Portugal e da M&M Engenharia,     que aposta na complementaridade dos seus produtos e serviços para proporcionar aos participantes uma antevisão daScreenShot297 copys tendências e novidades técnicas. A edição de 2009 teve lugar no Centro Cultural de Congressos de Aveiro (antiga fábrica Jeronymo Pereira de Campos) e contou com mais de 160 participantes, superando as expectativas dos organizadores. Para ver as fotos do evento e obter as comunicações apresentadas, clicar no logótipo PLC ao lado.

Rittal lidera mercado rittal

No alinhamento dos temas, coube à Rittal a comunicação inicial e que, de certo modo, serviu de enquadramento temático a toda a jornada. Jorge Faria da Mota, director geral da Rittal Portugal levou os participantes a reflectir sobre as perspectivas de médio prazo e e sobrepor à constatação do cenário económico actual as perspectivas de crescimento que se avizinham. Partilhou com os participantes os resultados alcançados pela Rittal o modo como a empresa encara os próximos anos. Depois de atingir em 2008, a liderança do mercados português do seu sector, a Rittal continuou a crescer, mesmo no contexto económico difícil. Deverá chegar ao final de 2009 com um crescimento de 13%. Como sectores em "forte expansão", a Rittal aponta para os sectores da energia (eólica, subestações, distribuição, barragens) e telecomunicações (datacenters, armários de servidores). No final, deixou uma mensagem motivadora aos participantes: "quando a sorte chegar, vai encontrar-nos a trabalhar".
Na sequência desta comunicação inicial, a comunicação de Cláudio Maia sintetizou as soluções Rittal para a área da energia, com múltiplos exemplos de aplicação em vários sectores industriais. A Rittal distingue-se pela diversidade e coerência técnica das suas gamas de armários, consolas, barramentos e sistemas de climatização, os quais formam sistemas completos, integrados e escaláveis, em função de cada aplicação e das necessidades de cada projecto.

Monitorização em Tempo real

Phoenix Contact Ainda na parte da manhã, os participantes das conferências PLC 2009 tiveram oportunidade de conhecer as possibilidades de monitorização em tempo real dos consumos de energia eléctrica, com e sem recurso a base de dados SQL. A comunicação esteve a cargo de Carlos Coutinho, especialista de interface e automação da Phoenix Contact Portugal. A obtenção de relatórios em tempo real é possível com a interposição de um autómato ILC (In Line Controller) entre o analisador de rede e o posto de supervisão (PC). Este autómato integra a conectividade Ethernet, GSM/GPRS, Interbus, RS232/485, plc 2009 4 copy com as funcionalidades de servidor FTP e servidor WEB. A informação sobre consumos de energia em tempo real está acessível a partir de qualquer PC com Internet Explorer ou Firefox. Para além da capacidade para dialogar com as bases de dados SQL, o autómato ILC resolve de modo efectivo situações como a monitorização de zonas de acesso condicionado ou, em geral, todas as instalações em que há vantagem em tirar partido das comunicações móveis.

 

Visitas virtuais e projecto paramétrico M&M novo

Ruben Freire, da M&M Engenharia proporcionou aos participantes uma visita virtual à construção de uma torre eólica.  A aplicação foi escolhida para demonstrar as potencialidades do software AutoCAD Inventor 2010 Professional Suite, que a M&M Engenharia comercializa e suporta. Para além do projecto paramétrico e das listas de materiais, esta "suite" tem funcionalidades avançadas de simulação dinâmica e de cálculo de cargas e resistências, incluindo as análises de elementos finitos (FEA) de segmentos e do conjunto total.

plc 2009 5 copy

Protecção TRABTECH

Depois do almoço, os participantes voltaram à sala de conferências para assistir a uma demonstração prática da protecção contra sobretensões com os dispositivos TRABTECH, (TRansient ABsorption TECHnology), a tecnologia desenvolvida pela Phoenix Contact. plc 2009 6 copy
As protecções TRABTECH podem ser instaladas para preservar a alimentação eléctrica, as linhas de dados de processo, as linhas de comando, medida e regulação e as telecomunicações. O conceito TRABTECH é fiável e reduz os custos e complexidade das instalações. A sua principal vantagem é a protecção do investimento e a garantia da disponibilidade dos equipamentos, na medida em que a protecção contra sobretensões e descargas atmosféricas previne danos nos equipamentos e paragens para substituição e reparação. A apresentação esteve a cargo de Michel Batista, director geral da Phoenix Contact Portugal.

Projecto eléctrico – o universo EPLAN

Regressando ao tópico das eólicas, a comunicação do Eng.. José Meireles, da M&M Engenharia, mostrou aos participantes vários exemplos práticos de utilização do software EPLAN para o desenvolvimento da electrificação. Focados na engenharia e projecto eléctrico, os sistemas de software EPLAN têm como principal resultado a melhoria drástica da relação qualidade/custo do projecto. As funcionalidades associadas permitem optimizar o  projecto em todas as etapas, reduzir custos de materiais e de tempo. Por outro lado, não são softwares isolados, mas parte de um sistema que comunica de modo eficaz com os sistemas de gestão e documentação (como o Microsoft Office, ou o Adobe Acrobat), os sistemas de engenharia mecânica (AutoCAD) e os sistemas de ERP (como o SAP).

plc 2009 7 copy

Novas soluções RITTAL

Coube à RITTAL completar o programa de comunicações técnicas, apresentando as principais novidades do seu programa de fabrico. David Craveiro, da Rittal Portugal começou por colocar em evidência dois aspectos essenciais da soluções Rittal para armários eléctricos e de automação: a modularidade e a monitorização. Os conceitos modulares permitem configurar os armários à medida exacta do que é necessário, e obter instalações escaláveis, isto é, que podem ser ampliadas no futuro sem substituição/perda do instalado. Por outro lado, a introdução de funcionalidades de monitorização (manutenção preventiva automatizada, visualização de necessidades, …) aumenta a eficiência e a segurança das instalações. ScreenShot296 copy
As novas UPS modulares PMC 200 são um bom exemplo de aplicação dos referidos conceitos. Garantem a continuidade da alimentação eléctrica, com autonomia costumizável e redundância completa. As baterias podem ser integradas no mesmo rack ou em racks diferentes consoante a gama de potência ou a configuração modular. Mais do que UPS, a Rittal disponibiliza sistemas completos que incluem o software de gestão e monitorização de todos os parâmetros da alimentação eléctrica.
No elenco das novidades da Rittal, foi destacada a nova gama de chillers de 15 a 462 kW, e a gama Lampertz de armários de alta segurança para bastidores de 19 polegadas.

Dinâmica profissional

Ao apostar num programa intensivo e com grande densidade técnica, as três empresas organizadoras das conferências PLC 2009 procuraram sobretudo partilhar ideias e soluções que ajudem as empresas a explorar oportunidades de redução de custos e de expansão de negócios. O tempo das conferências PLC 2009 foi aproveitado ao máximo não só com o cumprimento meticuloso dos horários, mas também com a complementaridade das conferências em sala com a exposição de equipamentos e produtos e os momentos de diálogo entre os participantes. É também objectivo dos organizadores fazer com que os eventos PLC proporcionem encontros de partilha de experiências e de estabelecimento de parcerias entre as empresas que fazem ou podem vir a fazer parte da cadeia de valor.
Os organizadores estão de parabéns e… já é certo que as conferências PLC estarão de volta em 2010.

%d bloggers like this: